segunda-feira, 11 de julho de 2016

Câmara confirma eleição para presidente na quarta-feira

O sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara deve ser conhecido na quarta
A Câmara dos Deputados chegou a um acordo para marcar a eleição do sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Casa para a quarta-feira (13). A votação será feita por voto secreto, em sessão que começa às 16h.

O acordo foi oficializado nesta segunda-feira (11), em reunião da Mesa Diretora, conjunto de deputados responsável pela administração da Câmara. O anúncio foi feito pelo 1º secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), que também será candidato, ao fim da reunião da Mesa Diretora.

Antes, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), havia marcado a eleição para a quinta-feira (14), o que desagradou deputados do chamado "centrão", grupo que reúne partidos como PP, PSD, PTB, PRB e PR, e congrega a maior parte dos aliados de Cunha. Em reunião na semana passada, partidos do centrão haviam tentado agendar a votação para a terça-feira (12).

A pressa em realizar a votação tende a beneficiar um candidato do grupo, articulado há mais tempo e com expressiva quantidade de votos (217 deputados). Para eleger em primeiro turno o presidente é preciso 257 votos, quantidade que representa a maioria absoluta da Câmara, que tem 513 deputados (nessa eleição, votarão 512, já que Cunha está afastado).

Oito deputados já registraram oficialmente a candidatura, quatro deles de partidos do "centrão". Além desses, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), apontado como um dos favoritos, também confirmou que será candidato. Rosso afirmou que o elevado número de postulantes torna a disputa "imprevisível".

Nenhum comentário: