quarta-feira, 13 de julho de 2016

Busca por seguro-desemprego demora até 30 dias na Capital; veja quem tem direito

O fluxo de pessoas em busca do seguro-desemprego na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE), em Fortaleza, continua intenso. Depois de fazer o agendamento online para dar entrada no benefício, o trabalhador precisa esperar 30 dias, em média, para ser atendido. Na região Nordeste, a Capital cearense é uma das que têm a maior demanda pelo serviço.

Na manhã dessa terça-feira (12), por volta das 11 horas, a reportagem fez uma simulação no Sistema de Atendimento Agendado (SAA), pelo site do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTE), e encontrou apenas uma vaga para o dia 11 de agosto. Cerca de 20 minutos depois, não havia mais disponibilidade para esta data.

O sistema avisou que os horários para a próxima data de atendimento são liberados diariamente, ou seja, o usuário que não conseguiu fazer o agendamento ontem deverá acessar o site novamente hoje (13). De acordo com a assessoria de imprensa da SRTE-CE, o sistema libera cerca de 400 vagas diárias para a unidade de Fortaleza.

Capitais nordestinas

Assim como na Capital cearense, não havia mais vaga para 11 de agosto nas duas agências localizadas em Salvador (BA), tendo o trabalhador desempregado que aguardar novas liberações. Para Recife (PE), o sistema alertou que o serviço para agendamento não estava disponível.

"Procure a unidade do Ministério mais próxima ou ligue na central Alô Trabalho, no número 158, para informações", sugeriu a mensagem.

A capital nordestina que possuía o maior número de vagas, na manhã de ontem, para dar entrada no seguro-desemprego, era São Luís (MA), com 2.724 vagas, do dia 16 de agosto até 28 de setembro. Depois, aparecia João Pessoa (PB), com 1.678 atendimentos disponíveis de 15 de julho a 16 de agosto. Em seguida, vinha Maceió (AL), com 604 vagas distribuídas entre os dias 10 e 19 de agosto.

Para Aracaju (SE), Teresina (PI) e Natal (RN), podiam ser feitos 521, 21 e dois agendamentos, respectivamente.

Unidades do Ceará

Em relação às unidades do MTE no Ceará, o usuário encontra mais dificuldade na agência de Caucaia. De acordo com o SSA, só há atendimento para o dia 29 de agosto, mas ontem não aparecia nenhuma vaga no sistema. Em Sobral, o atendimento pode ser marcado para 18 de agosto, porém, o agendamento online também não estava aberto nessa terça-feira. No Crato, havia 58 vagas de 21 a 28 de julho. Em Maracanaú e em Juazeiro do Norte, por enquanto, o serviço está indisponível.

Os agendamentos online são feitos pelo site www.Saaweb.Mte.Gov.Br. Lá, o usuário escolhe o dia e o horário do atendimento, dependendo da disponibilidade na unidade. É necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a data de nascimento e o telefone para contato. O serviço só é validado após o preenchimento do código de segurança que aparece na tela do computador.

Serviços

Os principais serviços prestados pelas unidades do MTE são emissão de carteira de trabalho, pedido de seguro-desemprego e solicitação de recurso do seguro-desemprego, quando o benefício é negado ou bloqueado.

Vale lembrar que, com exceção do recurso, os serviços também são realizados nas unidades do Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Na edição do último dia 10 de junho, o Diário do Nordeste mostrou que, por conta do aumento do desemprego em Fortaleza, a demanda na sede da SRTE-CE cresceu 50%. Os servidores da unidade tiveram de realizar mutirões para atender os trabalhadores desempregados.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: