quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Seis cidades cearenses se destacam em ranking nacional com melhor desenvolvimento econômico

O ranking das 50 pequenas cidades brasileiras que apresentam melhor desenvolvimento econômico apresenta os municípios de Camocim (10ª), Eusébio (19ª), Trairi (21ª), Aquiraz (40ª), Barbalha (44ª), e Russas (45ª), como as cinco cidades cearenses a pontuarem na pesquisa, que as aponta como "as melhores cidades do Brasil para fazer negócios". O estudo foi produzido pela consultoria Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades. Paulínea, em São Paulo, ficou em primeiro lugar.

A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes, enquadradas no conceito de "média-pequena". Municípios desse porte, segundo os dados da empresa, são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no País, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

Ter proximidade com grandes municípios ou regiões metropolitanas tem contribuído para o perfil parecido dessas cidades, no que se refere ao grau de desenvolvimento, aponta a pesquisa, que atribuiu, ainda, a esses resultados positivos, a existência de chamadas "âncoras de desenvolvimento", ou seja, um setor econômico já bastante desenvolvido, que serve como base para a expansão de outros setores e para a população em geral, diversificando as oportunidades e criando novas estratégias de reação aos momentos de crise.

Nenhum comentário: