domingo, 29 de novembro de 2015

Prisão de Delcídio pode encerrar ciclo de impunidade

A surpresa que a última quarta-feira, 25, trouxe parece ter sido ainda maior no Congresso Federal do que na casa dos brasileiros. O episódio que ganhou status de histórico pode apresentar mais que apenas o primeiro senador preso em exercício do mandato desde a Constituição de 1988. Simboliza que há uma diferença importante entre imunidade parlamentar e impunidade.

Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do Governo no Senado, foi preso pela Polícia Federal por suposta “obstrução de Justiça”. A decisão seria aprovada por 59 votos contra 13 no Senado no dia seguinte, dentro do que determina a Constituição.

A decisão do Senado foi tomada por receio de uma repercussão negativa junto à sociedade, segundo admite o líder do PMDB, cearense Eunício Oliveira. É latente, no ambiente político, de Brasília em especial, o receio dos parlamentares com os efeitos posteriores da decisão inesperada tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na avaliação do coordenador da bancada cearense no Congresso, deputado federal José Airton (PT), foi aberto “um precedente perigoso”.

A prisão acontece em momento conturbado e pode aprofundar ainda mais a crise, política e econômica, que o País enfrenta.

Nenhum comentário: