sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Alvo de críticas na Casa Civil, Mercadante volta para a Educação

Aloizio Mercadante (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)
O ministro Aloizio Mercadante volta a assumir no Ministério da Educação. Ele deixa a Casa Civil, sob alvo de críticas. A mudança faz parte da reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma Rouseff nesta sexta-feira (2). A primeira passagem foi em janeiro de 2012, quando o então ministro Fernando Haddad deixou o cargo para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Seu mandato durou dois anos.

Em janeiro de 2014, Mercadante foi convidado pela presidente Dilma para chefiar a Casa Civil, durante uma reforma ministerial. Ele foi substituído por Henrique Paim, que já trabalhava no ministério, e ficou à frente da pasta até o fim do ano. No início de 2015, o cargo foi oferecido por Dilma a Cid Gomes. Gomes permaneceu no cargo por apenas 76 dias, e pediu demissão após uma discussão na Câmara dos Deputados.

Em abril, Dilma convidou Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia da USP, para chefiar o Ministério da Educação. Na última quarta-feira (30), ela convocou Janine para uma reunião e o comunicou de que ele deixaria o cargo.

Sua primeira passagem pelo MEC durou exatos dois anos, e foi marcada pela expansão de diversos programas, como as vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e as modalidades do Ciência sem Fronteiras (CSF). Ele também esteve à frente das ações educacionais do programa Mais Médicos, em 2013, que incluiu a tentativa de aumentar em dois anos a duração da graduação em medicina no Brasil, para incluir a experiência de trabalho dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Eventualmente, a ideia foi abandonada.

Nenhum comentário: