terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prefeitura de Acopiara garante piso salarial aos agentes de endemias

O prefeito Dr. Vilmar anunciou em reunião com todos os agentes de endemias de Acopiara o envio a Câmara Municipal do Projeto de Lei que institui, no âmbito do município, o piso salarial nacional para Agente de Combate a Endemias (ACE).

O piso definido nacionalmente é de R$ 1.014,00 mensais, acrescido de 20% pelo trabalho insalubre, aquele realizado em condições que expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde. A medida segue os termos da Lei Federal nº 12.994, de 17 de junho de 2014. Atualmente o salário base desses profissionais em Acopiara é R$ 788,00.

Em reunião no auditório do Centro de Saúde, na manhã desta segunda-feira (03), o coordenador Estevão Soares informou que entre os 23 município da região, Acopiara foi destaque numa avaliação realizada pelo Governo do Estado em encontro no Cariri. “Enquanto outras cidades vivenciam greves, falta de equipamentos, fardamento e outros problemas, os 33 agentes de endemias da nossa cidade hoje ganham um segundo fardamento, possuem material para desenvolver seu trabalho e têm um dos melhores salários do interior pagos em dia. Conclamo a todos mais empenho e comprometimento com o horário de trabalho para realizarmos um serviço ainda melhor, onde somos referência para região”.
A secretária da Saúde, Marleuda Gonçalves, mostrou que segundo portaria do Ministério da Saúde a Prefeitura de Acopiara mantém mais do que o dobro do número indicado de servidores. “Os números mostram que estamos numa boa situação quanto as endemias no município e o agente é fundamental para os excelentes índices alcançados. Por isso mantemos todos os servidores dando condição de trabalho adequada”.

A líder do Governo na Câmara, Simone Félix, disse que ao contrário de administrações passadas Dr. Vilmar tomou a iniciativa de contemplar esses profissionais com o aumento salarial, numa forma de afirmação do compromisso com a saúde pública. “Esse direito é uma conquista a partir de um trabalho bem elaborado e estudado pela Prefeitura de Acopiara. Com cautela, respeito e responsabilidade, o prefeito busca sempre priorizar a satisfação profissional de nossos servidores”.

O prefeito Dr. Vilmar foi bastante aplaudido pelos profissionais e conversou com os agentes por alguns minutos explanando a importância de fazermos um bom trabalho. “Só o pior cego é aquele que não quer ver uma cidade limpa e organizada sendo reconhecida com grandes melhorias em todas as áreas, incluindo a saúde onde está a endemias, assim agradeço a cada agente pelo serviço prestado junto à população. Tenho respeito a todos e, indistintamente, procuro fazer o bem e peço a vocês agentes para darmos as mãos para juntos fazermos mais. Tudo que é possível está sendo feito em Acopiara para que esses efeitos da crise tripla (política, financeira e hídrica) sejam minimizados. Nossa preocupação em momentos difíceis é manter o zelo e respeito ao dinheiro público para garantirmos o crescimento da nossa cidade”.

No final da tarde o prefeito se reuniu com os vereadores de situação e pediu apoio para que fosse aprovado o Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, beneficiando os com o pagamento do piso salarial proposto pelo Governo Federal. Em Acopiara, os beneficiários serão pagos com recursos próprios do município.

Cada agente recebeu um segundo fardamento novo, calça e duas camisas, além de mais duas camisetas das campanhas de saúde em vigor no município.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: