sábado, 1 de agosto de 2015

Julho tem precipitações quase 250% acima da média histórica

Pode parecer estranho, mas as chuvas registradas no mês de julho no Ceará foram muito superiores neste ano em relação a maio e junho, historicamente, período onde tem ocorrido o maior volume de descarga pluviométrica no Estado. Os dados, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não foram fechados.

Até a publicação desta edição restava ainda colher informações de alguns postos meteorológicos do Interior, mas o desvio positivo em relação à média histórica de julho foi de 245,5%.

Entretanto, conforme o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, esses números não são significativos para o aporte hídrico no Ceará.

Choveu apenas 53,2 milímetros nestes 30 dias, faltando apenas mais um dia para encerrar o mês. Os dados são expressivos somente em relação ao monitoramento do órgão oficial de Meteorologia do Estado.

Desde o início da apuração desses dados, em 1974, as chuvas de julho só foram menores do que no ano de 1985, quando foram registrados 59mm.

Os outros três anos com os maiores índices de chuvas em julho foram 1977, com 47mm, 1989, com 49,6mm, e 2011, com 50,2mm.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: