terça-feira, 4 de agosto de 2015

Governo do Ceará anuncia criação de 3 mil bolsas de residência médica

O Governo Federal anunciou, nesta terça-feira (4), a criação de 3 mil novas bolsas de residência médica no País. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste serão as principais beneficiadas com as vagas, que devem suprir o déficit de profissionais nas áreas. A medida é uma das ações do Programa Mais Médicos, que completou dois anos neste mês.

Do total de oportunidades, 75% são para ampliar a formação de especilistas em Medicina Geral de Família e Comunidade. As bolsas serão financiadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. As instituições interessadas em adquirir vagas poderão se inscrever entre os dias 10 de agosto e 4 de outubro.

Também foi autorizada a contratação de 880 professores para atuar nas universidades federais que abriram novas vagas nos cursos de Medicina ou que criaram novas faculdades.

Banco de dados

Outra novidade do Governo Federal é a regulamentação do Cadastro Nacional de Especialistas, que reunirá informações sobre todos os médicos especialistas registrados no País. As diretrizes do banco serão definidas em decreto assinado pela presidenta Dilma Roussef.

O cadastro vai englobar dados do Ministério da Educação, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medcina. A ferramenta permitirá saber onde o médico, qual a sua especialidade e onde atua.

A universalização da residência médica integra as metas do programa Mais Médicos, que prevê, até 2018, para cada médico formado uma vaga de residência.

DN Online

Nenhum comentário: