terça-feira, 4 de agosto de 2015

Dilma agradece a cubanos em evento de 2 anos do Mais Médicos

A presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (4) de evento comemorativo aos dois anos do Mais Médicos e, em discurso, agradeceu a participação dos profissionais cubanos no programa. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

Quando o programa foi lançado, em 2013, gerou polêmica a possibilidade de o governo contratar profissionais estrangeiros. Em especial, houve críticas de setores representativos dos médicos à contratação de cubanos. Os profissionais de Cuba são contratados por meio de convênio com a Opas e recebem do governo do seu país um salário menor que outros profissionais do Mais Médicos.

"Os médicos que vêm de fora, dos outros países, participam de forma solidária conosco. Tenho obrigação de me referir a um país. Tenho obrigação de me referir à participação de médicos cubanos, que deram mostra, junto com o governo cubano, de solidariedade, profissionalismo, atendimento absolutamente humanizado. E quero agradecê-los e dizer que vocês [médicos cubanos] estreitaram as relações entre o Brasil e Cuba. Vocês são responsáveis por uma relação que hoje não está concentrada, está distribuída por todo o território nacional", disse Dilma.

A presidente defendeu a participação de estrangeiros no programa. Ela disse, no entanto, que a adesão dos brasileiros têm sido crescente.

G1

Nenhum comentário: