quinta-feira, 2 de julho de 2015

Seca e crise financeira levam gestores nordestinos à Brasília em busca de alternativas

Agência CNM
"Dos 184 Municípios do Estado do Ceará, 174 estão em Situação de Emergência", disse o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, durante visita na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quinta-feira, 2 de julho. Os Municípios enfrentam a pior seca dos últimos 50 anos.

O presidente disse que associado a seca os gestores municipais ainda tem de enfrentar a atual crise financeira, com reflexo nas mais diversas áreas.

Nesta quinta-feira, 2, os presidentes das entidades estaduais do Nordeste, devem se reunir no com o ministro da Integração, Gilberto Occhi, em Brasília. O objetivo é discutir a necessidade de recursos para amenizar os devastadores efeitos da seca na região. Em alguns Municípios, o fornecimento de água chega a apenas dois dias por mês.

"Os Municípios em Situação de Emergência, e as ações de enfrentamento estão empacadas na burocracia. A maioria dos Municípios não recebeu os recursos e não concluiu os projetos. A maioria nem começou ainda a implementar os projetos", lamenta o gestor.

Alternativas

Segundo o prefeito, na tentativa de amenizar o problema, a saída de muitas cidades foi furar poços de até 50 metros de profundidade e trazer água salgada à superfície.

Para purificar essa água, imprópria para beber, muitas unidades utilizam energia elétrica ou mesmo solar. A comunidade recebe fichas telefônicas, iguais às antigas de orelhões para poderem coletar o que os moradores já consideram o ouro da região.

CNM

Nenhum comentário: