quarta-feira, 1 de julho de 2015

Recursos destinados à saúde bucal foram liberados para 673 Municípios

ABORecursos no valor de R$ 48 milhões para as ações/serviços de saúde bucal foram liberados para 673 Municípios. Segundo o Ministério da Saúde a verba deve ampliar a qualificação das ações nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). O incentivo faz parte das iniciativas de modernização da gestão da saúde, com adoção de novos padrões e indicadores de qualidade.

A avaliação é composta por três módulos. No primeiro, é verificado se a infraestrutura, a manutenção e o uso dos equipamentos, instrumentais e insumos, estão sendo feitos de forma adequada. No segundo, são entrevistados o gerente do CEO e um cirurgião-dentista para a obtenção de informações sobre o processo de trabalho, organização do serviço e cuidado aos usuários. No terceiro módulo, é feita uma pesquisa de satisfação com pacientes do Centro, que inclui perguntas quanto ao acesso e qualidade do atendimento.

Os CEO ao aderiram ao programa, comprometem-se a cumprir os critérios de qualidade pactuados, e passaram a receber um adicional de 20% no custeio mensal. Após a etapa de avaliação externa, os CEO certificados podem perder os 20% a mais de incentivo do PMAQ-CEO, manter os 20%, ou ampliar para 60% ou 100% adicionais, de acordo com o desempenho e cumprimento dos requisitos pactuados.

Nenhum comentário: