quarta-feira, 1 de julho de 2015

Crimes violentos caem em Fortaleza, mas aumentam no Sul do Ceará

Fortaleza teve 29,5% de redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no mesmo de junho. Foram 122 crimes contra 173 do mesmo período de 2014, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentados na manhã desta quarta-feira (1º), pelo governador Camilo Santana.

A redução, segundo o governador, também é perceptível se comparada o primeiro semestre de 2015 com 2014, foram 22,2% menos CVLIs neste ano. A melhora nos quadros da capital cearense, no entanto, não se reflete em todo o estado. O Sul do Ceará teve um aumento de 6,2% em crimes violentos na comparação com os primeiros semestres de 2014 (434 casos) e 2015 (461 casos). Confira os dados comparativos na tabela abaixo.

“O interior é que nós estamos tendo problema agora. Principalmente na região sul, aquela região ali de Limoeiro, Morada Nova, Quixeré. Inclusive, nós tamos uma força-tarefa lá”, disse o governador Camilo Santana, explicando que diversas reuniões foram feitas na área buscando um plano de atuação para reduzir o problema. Entre as medidas adotadas, está a o lançamento de uma equipe do Raio com 77 homens e a inauguração de uma base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O secretário Delci Teixeira acredita que a descentralização das forças policiais é fundamental para a redução dos crimes também na região sul. “Nós temos de reconhecer que os comandos especiais das tropas estão todos aqui em Fortaleza. Então é mais fácil, é mais rápido o deslocamento e a utilização dessas tropas aqui em Fortaleza e Região Metropolitana”, disse.

Divisas

O governador Camilo Santana afirmou ainda que as divisas do Ceará serão reforçadas a partir de 10 de julho. “Por exemplo, o assalto ao banco de Independência [ na terça-feira, 30], tudo indica que os bandidos eram do Piauí e fugiram para a divisa. Então, a gente precisa reforçar as nossas fronteiras e o papel do batalhão terá esse objetivo”, disse o governador.

G1/CE

Nenhum comentário: