domingo, 19 de abril de 2015

Prefeitura de Acopiara inaugura novo Centro de Saúde Dr. Gentil Domingues

A Prefeitura entregou na última sexta-feira (17), a nova sede da Unidade Básica de Saúde - UBS Dr. Gentil Domingues, o PSF Centro. O equipamento passa a ocupar um imóvel amplo e moderno na Rua Dr. Tibúrcio Soares, oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas com deficiência. 
A inauguração foi prestigiada por moradores e autoridades, também apresentações da Banda Nova Geração, formada por crianças do Programa AABB Comunidade, e Banda Municipal Eduardo Gurgel Valente.
Segundo o prefeito Dr. Vilmar, a nova unidade faz parte do plano de recuperação e avanços dos equipamentos da Rede Municipal de Saúde, que está sendo implantado desde 2013. “Hoje, a população tem à disposição em diferentes pontos da cidade e dos distritos unidades, que atuam não só no atendimento, mas na prevenção, e têm o papel de promover saúde pública”.
Outros avanços em vários setores foram anunciados pelo prefeito. Dr. Vilmar lembrou que hoje o Hospital Municipal Júlia Barreto conta com 2 médicos de plantão 24 horas, implantado na atual gestão. Em viagem a Brasília buscou recursos para reabertura do Hospital Geral, compromisso que será concretizado. 
As quadras das escolas João Moreira Barros e Padre João Antonio serão concluídas em breve e com recursos próprios do município. Em encontro com o governador Camilo Santana teve o aval para o início das obras do Centro de Educação Infantil – CEI, que será erguido na Vila Aroeira, com contra partida já creditada e terreno doado. Camilo também garantiu as construções da delegacia ‘padrão’ e uma escola profissionalizante. Teve autorizados 50% dos recursos para construção de 33 ladeiras calçadas com paralelepípedo em estradas vicinais do município. Creditados metade dos recursos para pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas da Vila Palmeira. Conseguidos liberação do início das obras da praça do ícone, próximo a rodoviária. Já a nova Avenida Emídio Calixto, em fase avançada de construção, teve seus recursos finais garantidos e será inaugurada em duas etapas, sendo primeiro a praça e logo depois a Avenida. 
O prefeito também anunciou a construção da Praça dos Leões em comemoração dos 50 anos do Lions de Acopiara, entre outras novas obras. Dr. Vilmar pontuou que com respeito aos recursos públicos “estamos vencendo todas as lutas para termos uma Acopiara muito melhor”.
A secretária de Saúde, Marleuda Gonçalves agradeceu ao prefeito pelo respeito que ele tem com a população oferecendo saúde pública de qualidade. 
O assessor especial, Dr. Theognis Florentino, diz ver desenhado em Acopiara uma nova era com o compromisso de fazer uma administração diferente voltada para todos, principalmente aos que mais precisam.

Ampliação e conforto

A UBS é destinada ao atendimento dos moradores de Centro da cidade. O local passou a contar com novo consultório odontológico completo, 3 consultórios médicos e 2 de enfermagem climatizados, farmácia completa, ultrassom, autoclave, ainda todo material de consumo em salas específicas para ginecologia, esterilização, curativo, coleta, vacina, inalação e multiuso. Recepção, ambulatório para diversos procedimentos médicos, parte administrativa e almoxarifado.

Todos os ambientes e cômodos estão identificados por placas padronizadas. São 7 banheiros, inclusive para pessoas com necessidades especiais, sala de espera com longarinas e TV e auditório climatizado para 50 pessoas. Área de sol, espaço Selo Unicef no cantinho da criança, copa e cozinha completa. Outro destaque é a área externa coberta à frente da UBS, reservado para estacionamento rotativo. O prédio recebeu aparelhos de ar condicionado, novos móveis e equipamentos como macas, balanças, refrigerador, armários e mobília.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: