sexta-feira, 17 de abril de 2015

MP cobra do Governo do Ceará criação do Fundo Estadual do Idoso

Senior couple walking in park.Idosos caminhando no parque. iStockPhotosMinistério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, enviou ofício para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) cobrando informações sobre o projeto de lei que cria o Fundo Estadual do Idoso do Ceará.

Na terça-feira (14), o MPCE recebeu a informação que o projeto foi discutido pela PGE e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), encontrando-se em fase final de apreciação. A promessa da PGE é de que a proposta será remetida ao governador do Estado, Camilo Santana, já na próxima semana para apreciação.

O Fundo Estadual do Idoso é um importante instrumento que possibilitará o fortalecimento dos sistemas de garantias dos direitos dos idosos. Ele deverá ser gerido pelo Conselho Estadual do Idoso do Ceará e tem como finalidade financiar programas e ações que assegurem os direitos sociais da pessoa idosa, contribuindo com sua autonomia e efetiva participação social. “O idoso precisa ser reconhecido como um cidadão pleno de direitos. Por isso nós do Ministério Público insistimos para que o Governo do Estado aprove essa matéria”, afirma o promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara.

Seguindo o modelo do Fundo Nacional do Idoso, instituído em 2010 pela lei 12.213, a criação do Fundo Estadual vai facilitar o financiamento de programas destinados aos idosos, pois propõe que as pessoas físicas e jurídicas interessadas em fazer doações possam deduzir do imposto de renda os valores totais doados, desde que comprovados e respeitando cada período de apuração.

Nenhum comentário: