sexta-feira, 24 de abril de 2015

Marcha: Reforma política será tema de debate com parlamentares

Ag. LAR/CNMUm debate sobre Reforma Política vai ocorrer durante a programação da VXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no dia 26 de maio, a partir das 13h30min. Para tratar do tema, o presente da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o relator da Comissão, deputado Marcelo Costa e Castro (PMDB-PI), estarão no vento. Além de representantes de diversos partidos políticos e outros parlamentares.

No início deste ano, a Comissão foi instalada para analisar inicialmente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/2013. Ela propõe alterar os artigos 14, 17, 27, 29, 45 e 121 da Constituição Federal, para tornar o voto facultativo, modificar o sistema eleitoral e de coligações, dispor sobre o financiamento de campanhas eleitorais, estabelecer cláusulas de desempenho para candidatos e partidos, prazo mínimo de filiação partidária e critérios para o registro dos estatutos do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinar a coincidência das eleições e a proibição da reeleição para cargos do Poder Executivo, regular as competências da Justiça Eleitoral e submeter a referendo as alterações relativas ao sistema eleitoral.

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com os prefeitos, a maioria dos gestores municipais é contrária à reeleição. Eles preferem mandato deve ser de seis anos, o voto no Brasil deve continuar a ser obrigatório, o financiamento de campanha deve ser totalmente público, a candidatura avulsa rejeitada juntamente com o recall, deve ter limite de reeleições para parlamentares e o suplente de senador deve ser votado e nominado.

A entidade que representa a maioria dos Municípios e, anualmente, promove a Marcha tem participado de debates sobre a reforma política no Congresso nacional. De acordo com o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, a reforma política deve ser uma prioridade dos parlamentares, mas a Reforma do Pacto Federativo é urgente pela atual conjuntura em que os Municípios se encontram.

Ainda no dia 26, estão previstas na programação do eventos arenas temáticas sobre Financiamento e Plano Municipal de Educação; o Projeto União Europeia-CNM: Reinserção social do usuário de drogas; os Recursos Hídricos: ações de defesa à estiagem e enchentes; e os Municípios sustentáveis: resíduos sólidos, mobilidade e cadastro ambiental rural. A Marcha deste ano, que ocorre dentre os dia 25 e 28 de maio, vai priorizar o contato com o Congresso Nacional.

Saiba mais sobre o evento aqui... 

Nenhum comentário: