sexta-feira, 17 de abril de 2015

Em dez anos, número de crianças acima do peso deve chegar a 70 milhões

Ag. Brasil
Salgadinhos, alimentos processados e açúcares têm estado cada vez mais presentes na alimentação das crianças. Como consequência, aumentou drasticamente o número de crianças abaixo de cinco anos com excesso de peso. Em 1990, existiam 32 milhões, número que subiu para 42 milhões em 2013. A estimativa é que serão 70 milhões de crianças em 2025.

Os números fazem parte de um vídeo produzido pela organização El Poder del Consumidor do México, membro da Consumer Internacional (CI). A entidade defende a importância de restringir a venda de produtos processados para crianças. Também acredita que um convênio global deva ser criado para promover a alimentação saudável.

Pesquisadores alertam que uma criança de oito anos nos dias de hoje já ingeriu a mesma quantidade de açúcar que o seu avô em toda a sua vida. Isso se deve em grande parte ao aumento do consumo de alimentos como bolachas de pacote, refrigerantes, sucos de caixinha, dentre outros.

E os reflexos da má alimentação começam a aparecer ainda na infância. Não raro muitas crianças estão enfrentando problemas com doenças como diabetes. Segundo informações publicadas no material, doenças associadas à má alimentação, tais como diabetes e problemas no coração, provocam mais de 11 milhões de mortes ao ano.

Alimentos saudáveis nas escolas, produtos com etiquetas nutricionais e a restrição da publicidade são algumas medidas sugeridas pela organização.

Nenhum comentário: