sexta-feira, 6 de março de 2015

Três de 10 veículos têm licenciamento irregular no Ceará

Image-0-Artigo-1810157-1De cada dez veículos registrados no Ceará, três não pagam a taxa anual do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Conforme estimativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são cerca de 783 mil veículos circulando com o licenciamento irregular devido ao "calote" aplicado ao seguro que garante a condutores, pedestres e passageiros indenização em caso de acidentes que resultem em morte, invalidez ou despesas médicas.

Em 2014, foram pagas 2.736 indenizações do DPVAT por mortes no Ceará. Se comparado a 2013, a quantidade de pagamentos cresceu 1,98%. No Nordeste, o Estado registrou o segundo maior crescimento de indenização do tipo, conforme a Seguradora Líder, representante da Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg), responsável pelo DPVAT. 

No Nordeste, somente as indenização pagas no Piauí superam a demanda do Ceará.

Mas apesar da alta demanda, a taxa de inadimplência ainda é elevada e atinge cerca de 30% dos 2.611.384 veículos registrados no Estado. Os índices cearenses refletem os contabilizados na Região Nordeste em 2014, quando a taxa de inadimplência foi de 35,6%.

Se discriminados carros e motos, há uma variação considerável no descumprimento dos pagamentos. Entre os automóveis, a inadimplência foi de 23,9%. Já entre as motos chegou a 47,1%, sendo a maior entre todas as regiões do País. No Brasil, a estimativa é que de cada dez motos, quatro não tenham o licenciamento regular.

DN Online

Nenhum comentário: