segunda-feira, 30 de março de 2015

Prefeito Dr. Vilmar acompanha atendimento da unidade móvel Amigo do Peito em Acopiara


A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o projeto Amigo do Peito, realizou o rastreamento do câncer de mama em mulheres que foram submetidas ao exame de mamografia digital.


Raimunda de Andrade, que realizou o exame na unidade estacionada em frente a Prefeitura, disse que a ação foi muito importante “porque muitas mulheres mais carentes não têm condições de pagar por um exame desses e para se deslocar a outra cidade fica mais difícil”.

Ao visitar o veículo, o prefeito e médico Dr. Vilmar lembrou que a oportunidade foi de ser realizado um verdadeiro pente fino nas mulheres que estão entre os 50 e os 69 anos. Dr. Vilmar informou que o câncer de mama é o segundo que mais leva mulheres a morte, no Brasil. “Nosso objetivo é atender a todas mulheres acopiarenses até alcançarmos a nossa meta, inclusive levando este equipamento aos distritos do município”, concluiu.


A Secretária de Saúde, Marleuda Gonçalves, comentou que o objetivo da ação foi promover a saúde das mulheres, mostrando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “A mamografia é considerada pelos médicos uma das formas mais eficazes de detectar o câncer de mama. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maior é a chance de sucesso do tratamento”.

O Amigo do Peito é um programa de cunho social que busca o combate ao câncer de mama pela via mais efetiva: a prevenção. Para tanto, através de parcerias, dispõe de unidades móveis equipadas com toda aparelhagem necessária para realizar a mamografia em localidades carentes de assistência.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: