quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Relator da reforma política quer abrir diálogo com movimentos sociais

Marcelo CastroO deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da comissão especial da reforma política, quer abrir o canal de comunicação com os movimentos sociais sobre o projeto (PL 6316/13). Tema defendido por mais de 100 entidades da sociedade civil.

A chamada Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que organiza o ato, é contra o texto (PEC 352/13) que dará início às discussões sobre a reforma política na comissão especial. Na visão das entidades sociais, a PEC constitucionaliza o financiamento privado de campanhas, legitimando a influência do poderio econômico nas eleições.

Marcelo Castro afirmou que, pessoalmente, concorda com vários pontos do projeto da coalizão, como o fim do financiamento privado e a votação em listas pré-ordenadas, mas discorda de outros dispositivos.

Uma das mudanças incluídas no PL 6316/13 que não conta com o apoio do relator é a eleição em dois turnos para deputados federais, que coincidiriam com os das eleições para o Executivo. No primeiro turno, os eleitores votariam apenas nos partidos, definindo o tamanho de cada legenda na Câmara. Os nomes de sua preferência seriam escolhidos somente no segundo turno, em listas pré-definidas pelas agremiações.

Nenhum comentário: