quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Juiz que dirigiu carro de Eike Batista é afastado de processo

A corregedora-nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, determinou nesta quinta-feira (26) o afastamento do juiz o juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro, da condução dos processos contra o empresário Eike Batista.

O magistrado foi flagrado dirigindo o Porsche Cayenne de Eike e admitiu ter guardado o veículo na garagem do prédio onde mora. Flávio Roberto Souza também deu a um vizinho a guarda de outro carro da família de Eike e de um piano de cauda. Esses e outros bens foram apreendidos por decisão do próprio juiz e seriam leiloados para garantir o pagamento de dívidas empresariais.

Com a decisão, o juiz continuará na função, mas os processos de Eike serão distribuídos a outro magistrado. Nancy determinou ainda a instauração de um procedimento disciplinar contra o magistrado, que correrá junto com uma sindicância já aberta na Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Na decisão, a ministra considerou que "não há e nem pode haver" possibilidade de "um juiz manter em sua posse patrimônio de particular". Nancy destacou que, como justificativa para o seu ato, o magistrado afirmou que vários juízes fazem o mesmo. Para ela, o juiz federal feriu o código de conduta da magistratura. A ministra também orientou que o magistrado passe a se comportar de maneira mais "prudente".

Nenhum comentário: