quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Mais de 75% das infecções urinárias são por prática sexual

Dor ou ardor ao urinar, pressão ou cólica na parte de baixo do abdômen, vontade de urinar com frequência ou ainda expelir uma urina turva ou com sangue. Atenção a estes sintomas, pois eles podem indicar uma infecção urinária conhecida como cistite, doença causada por bactérias que entram pela uretra e chegam à bexiga. O problema atinge mais mulheres do que homens e a explicação é simples. Na mulher, o canal que leva a urina da bexiga até o meio externo é mais curto e, por ser próximo ao ânus, a chance de infecção na região é maior.

Como funciona o sistema urinário? Ele é composto pelos rins, ureteres e a bexiga, sendo a uretra a responsável pela filtragem e eliminação de substâncias nocivas do organismo. A urina, depois de filtrada pelos rins, segue pelos ureteres e fica armazenada na bexiga. Aí, para ser expulsa, ela percorre um canal chamado uretra. Por isso, uma infecção em algumas destas regiões compromete a saúde do sistema urinário.

A infecção que afeta apenas a bexiga e uretra é conhecida como "infecção baixa" ou cistite. "Ardor ao urinar (usualmente uma sensação de queimação no canal da uretra durante a passagem da urina), urgência e necessidade frequente de urinar com pouca saída de urina por vez são os sintomas. Mas nem sempre essas três características estão presentes. Em idosos e crianças novas, por exemplo, eles podem ser vagos e até inespecíficos", explica o médico geriatra Thiago Mônaco.

Nenhum comentário: