sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Justiça anula eleição da Câmara Municipal de Ibaretama, no Ceará

Justiça anula eleição da Câmara Municipal de IbaretamaA juíza titular da Comarca de Ibaretama, Ana Claudia Gomes de Melo, determinou a anulação da sessão da Câmara de Vereadores deste Município, realizada no dia 12 de dezembro passado. Na eleição, a vereadora Tereza Carla de Freitas, mais conhecida como “Carlinha do Hospital”, se autodeclarou eleita para a presidência daquela casa legislativa para o biênio 2015/2016, embora tenha recebido menos votos do que sua concorrente no pleito, a vereadora Elis Regina Nogueira da Silva.

Na sua decisão, publicada nesta quinta-feira, 18, a juíza determinou a imediata convocação de nova sessão extraordinária para realizar nova votação, desta feita sem os vícios da votação anterior. A juíza considerou inválidos os argumentos utilizados por “Carlinha do Hospital” para declarar sua oponente incapacitada de concorrer à presidência do legislativo.

Ainda de acordo com a magistrada a postura adotada por “Carlinha do Hospital” fere a norma contida no regimento interno da Casa Legislativa, artigos 31 e 32, que não estipulam como requisito à eleição à mesa diretora da Câmara a manutenção do vereador no partido político ou coligação pelo qual se elegeu. Também explica que além de não ter nenhuma ação em curso por infidelidade partidária, Elis Regina nem sequer é parte em algum processo junto à Justiça Eleitoral.

Na eleição realizada no dia 12 Elis Regina havia conquistado cinco dos nove votos dos vereadores, contra quatro a favor de “Carlinha do Hospital”, atualmente presidente da Casa Legislativa Municipal, mas mesmo vencendo sua concorrente não pode assumir a presidência da Câmara. Os votos a seu favor foram considerados nulos e resolveu recorrer à Justiça. Já Carlinha, terá 10 dias para prestar esclarecimentos sobre a sua postura. Ela também pretende ingressar na Justiça pela manutenção do resultado da eleição.

DN Sertão Central

Nenhum comentário: