terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Jornal Diário do Nordeste destaca bons números do comércio de Acopiara

A movimentação neste Município começa desde o início do ano com o Carnaval. O Carnafest é considerado um dos maiores eventos do Interior do Estado. A cidade, situada na região centro-sul do Ceará, aproximadamente a 360 km de Fortaleza, é tradicionalmente conhecida pela realização dos grandes festivais carnavalescos. Além de animar os foliões, os seis dias de festa aquecem o comércio local.

A programação festiva, que começa em fevereiro e se estende até dezembro, com a chegada do Natal, gera um cenário promissor no Centro comercial, durante o período natalino, o que movimenta bastante a cidade.

A consequência disso é a concentração de pessoas à procura de lembranças, utensílios e artigos para o Natal, o que anima ainda mais os lojistas. Para atrair um número maior de clientes, os comerciantes apostam nas promoções. "Neste fim de ano, iremos sortear 14 motos. O cliente que adquirir qualquer produto em nossa loja poderá participar do sorteio", comemora o lojista José Leite.

O comerciante, que atua no ramo de móveis e eletrodomésticos há 15 anos, destaca que os meses de fevereiro e dezembro são esperançosos para o comércio. O lojista complementa que o crescimento do lucro nesses períodos se deve ao número de pessoas, inclusive os turistas, na região. "Não existe melhor Carnaval no Interior do que em Acopiara. Muita gente se desloca de outras cidades para acompanhar a folia aqui. No Natal, essa movimentação triplica. A nossa expectativa é que o comércio já comece 2015 com o pé direito", acrescenta o lojista.

O setor atacadista também sinaliza bons rendimentos para o mês de dezembro. É o que destaca o comerciante Pedro Sampaio, proprietário de uma empresa de produtos alimentícios, beleza e limpeza. De acordo com o lojista, o faturamento da empresa sempre manteve uma estabilidade. "Nós temos um bom faturamento, mas podemos ver os números crescendo um pouco mais agora em dezembro. Em Acopiara, o setor alimentício teve um avanço de 10% se comparado ao ano passado", salienta o comerciante.

Apesar do bom faturamento, Pedro Sampaio ressalta que ainda tem dificuldades com os clientes com pendências financeiras. "Nós queremos até aumentar o crédito do cliente da loja, mas quando consultamos o CPF, constatamos que o mesmo está com dívidas em aberto", justifica. Com o mercado competitivo, o comerciante aposta nas promoções. "As promoções sempre são válidas para quem vive da venda. O que a gente pretende fazer agora no fim do ano é diminuir os preços das mercadorias de giro baixo de estoque. Aproximadamente, 1.600 clientes por mês adquirem os nossos produtos, com os preços promocionais, esse número tende a crescer", complementa Sampaio.

A comerciante Soíles Ferreira, que atua no ramo varejista, comemora os lucros adquiridos durante o ano. De acordo com a lojista, o período prosperou no ano passado. "Nós estamos com uma boa expectativa. Dezembro será para concretizar os nossos resultados. Temos de aumentar a nossa receita, já que janeiro é considerado como fraco para o comércio. Em fevereiro, com a festa do Carnaval, o comércio aumenta proporcionalmente as expectativas", destaca.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Acopiara, prevendo um bom movimento na Cidade, anunciou no início de dezembro a campanha "Fest Prêmios". A ação irá sortear uma motocicleta e vários prêmios em vale- compras. De acordo com o presidente da entidade, Ricardo Pereira Ribeiro, a expectativa é totalizar a premiação em torno de R$ 20.000. "Nós queremos uma reação positiva do comércio nesta reta final do ano", aposta.

Dando continuidade à programação da campanha "Fest Prêmios", a CDL promoveu, nos dias 20/11 e 05/12, palestras sobre técnicas de vendas. A ação, que contou com a parceria do Sebrae, reuniu empresários locais e funcionários dos estabelecimentos comerciais.

"Nos reunimos com o Sebrae com o intuito de fomentar a classe comercial local para os momentos de ascensão do comércio. O período do Natal, por exemplo, é a oportunidade para motivar e superar as dificuldades do setor", afirma o atual presidente da CDL.

Aumento

A entidade, que atualmente conta com 78 associados, pretende estender esse número em 2015. "A ideia é captar mais lojistas. Para isso, promovemos ações que despertem o interesse da classe. A nossa estimativa é que, até o meio do ano de 2015, a CDL de Acopiara conte com o dobro de associados", conclui Ricardo Pereira.

A partir de janeiro de 2015, a CDL de Acopiara passará a ser presidida pelo empresário José Leite da Cruz, eleito para o triênio 2015/2017.

Mais informações
Câmara de Dirigentes Lojistas de Acopiara
Rua Dr. Tibúrcio Soares, 95 - Sala 01 - 1º Andar - Centro (88) 3565-1160
E-mail: cdlacopiara@gmail.com

Nenhum comentário: