quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cid Gomes fala sobre seu governo no Ceará e dá nota 6,6 para sua gestão

Cid GomesEm entrevista concedida nesta quinta-feira (18) ao programa Bom Dia CE, da Tv Verdes Mares, Cid Gomes falou dos oito anos como governador do Ceará, dos investimentos realizados durante o período, da relação de seu governo com a polícia e ainda comentou sobre a avaliação final de sua gestão. Sobre convites para integrar o Ministério da Educação, Cid Gomes afirmou que não recebeu nenhum da presidente Dilma Rousseff. Cid Gomes deixa o Governo do Estado do Ceará com o já eleito Camilo Santana, ao qual apoiou durante candidatura nas eleições de 2014.

Sua gestão

Logo no início da entrevista, o ainda governador do Ceará falou sobre os investimentos realizados por sua gestão e não esqueceu de ressaltar os investimentos realizados em infraestrutura. Dentre as obras realizadas no período de oito anos que governou o estado, está o Centro de Eventos do Ceará, já finalizado, e o Aquário, cujas obras ainda estão em andamento. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura são essenciais para alavancar a geração de empregos e destacou que durante sua gestão a geração de empregos no Ceará foi crescente, diferente dos outros estados do Nordeste. Sobre uma nota ao seu governo ele afirmou que "institutos de opinião pública têm feito [levantamentos], fizeram muito agora na campanha, e atribuíram ao meu governo nota 6,6, então, eu ficaria com essa nota''.

Relação com a Polícia

Sobre o Ronda do Quarteirão, Cid comentou que acredita neste modelo de segurança e ressaltou os investimentos realizados tanto em equipamentos,- como os veículos, os armamentos e até mesmo nos salários dos policiais - como também no efetivo policial. "Eu posso lhe assegurar que não há estrutura melhor do que a investida nesse programa”. Segundo ele, é importante que o policiamento tenha um vínculo territorial onde realiza a segurança e sobre alguns números negativos em relação à segurança pública cearense, ele comentou que muitos problemas se devem à sofisticação do crime. Já falando da sua relação com a polícia militar cearense, Cid não declarou nenhum conflito. Para ele, muitos avanços foram conseguidos na área e um que pode ser citado é o efetivo de 10.200 policiais nas ruas, dos quais 7.000 teriam sido contratados em seu governo.

No ano que vem

Já no ano de 2015, o embarque para os Estados Unidos já é certo. Negando mais uma vez as especulações sobre uma possível participação no Ministério da Educação no país, Cid Gomes deve trabalhar em uma instituição responsável por financiar projetos sociais. Também nengou qualquer aspiração de voltar a ser governador um dia. "É bom que na vida pública a gente tenha renovação", disse. Sua ida aos EUA fica para depois do nascimento do terceiro filho, marcado para 10 de janeiro.

Casos inusitados

Além destas questões, ele não deixou de comentar sobre alguns casos inusitados que ocorreram em sua gestão. Sobre isso, falou do ocorrido em Itapipoca, no qual foi flagrado mergulhando em uma caixa d'água para tentar consertar uma adutora que distribuiria água na cidade. "Eu sou engenheiro, eu gosto. Fui lá e fiz aquilo várias vezes", disse ele. O vídeo foi gravado pela professora Francisca Joesla e foi enviado ao portal G1 do Ceará.

DN Online

Nenhum comentário: