quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"Se depender de mim, não serei candidato em 2018", diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, pela vontade dele, não disputará novamente as eleições presidenciais em 2018 porque acredita já ter cumprido sua “missão”.

Mas, em entrevista à Rádio Jornal do Comércio, do Recife (PE), afirmou não descartar a possibilidade, a depender do cenário político daqui a quatro anos.

“Se depender de mim, não (serei candidato)”, afirmou. “Quando chegar na eleição de 2018, estarei com 72 anos. Nós temos que ter (isso) em conta.” Lula disse esperar o surgimento de “quadros mais novos”.

Apesar desse discurso, Lula deixou seu futuro político em aberto. “A única coisa que não posso dizer é que não (disputarei em quatro anos)”, afirmou.

Durante vários momentos, desde 2013, surgiu em diversos setores - inclusive dentro do PT - o movimento “volta, Lula”, que pedia que o ex-presidente assumisse a disputa no lugar de Dilma Rousseff. Dilma e Lula estarão em Pernambuco hoje. Este foi o único Estado nordestino em que a petista não saiu vitoriosa, tendo perdido para Marina Silva (PSB).

Durante pouco mais de 20 minutos de entrevista, o ex-presidente não poupou de críticas do PSDB, partido do presidenciável Aécio Neves. O presidente desqualificou a atenção dada pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à região, que agora é tratada como prioritária por Aécio.

Nenhum comentário: