segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Programa auxilia Municípios na implementação de museus

Estão abertas as inscrições para o Programa Primeiro Museu. A iniciativa é da instituição paranaense Museu da Família (MF) e busca viabilizar a implantação de espaços em formato virtual, bem como apoio na implantação de um museu físico. Além disso, o MF oferece aos Municípios interessados a capacitação de agentes locais na gestão do projeto. As inscrições vão até 15 de dezembro.

Há dois meses, o programa começou a ser implantado em diversas cidades da região norte, noroeste e centro-oeste do Estado do Paraná. Como parte da ação, os moradores são encojarados a resgatar fotos e documentos pessoais de família para ajudar a compor o arquivo histórico dessas localidades.

O resultado do trabalho aparece na criação de um museu virtual com informações textuais e fotográficas da história do Município. Em alguns casos, o portal pode ser inclusive implantado na própria página da prefeitura.

O segundo passo é a capacitação de agentes locais. O objetivo é reunir pessoas que morem na cidade e se interessem pela memória local para atuar, sob a coordenação de profissionais da museologia contratados pelo MF, na efetivação do primeiro museu físico do Município.

Quem pode participar

O MF entende que o serviço não é exclusividade das pequenas cidades paranaenses. Portanto, qualquer Município brasileiro que ainda não tenha museu e tenha interesse pode se inscrever.

Para o geógrafo e presidente do MF, Edson Pereira, “o Programa Primeiro Museu atua não apenas no resgate e conservação da memória local. Mais que isso, estimula o sentimento de pertencimento nos moradores, que, ao se sentirem representados na história do local onde moram recuperam a autoestima.”, explica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (44) 3025-1666, ou pelo e-mail: contato@primeiromuseu.org.br.

Inscrições aqui.

Nenhum comentário: