quarta-feira, 1 de outubro de 2014

II Semana do Bebê é encerrada com a escolha do Bebê Modelo de Acopiara e entrega de kits à gestantes


Com uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a II Semana do Bebê promovida pela Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria da Saúde, foi encerrada depois de várias ações em todo município que objetivam tornar prioridade o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.


O prefeito Dr. Vilmar lembrou que a disseminação da Semana do Bebê em Acopiara é compromisso com a saúde das nossas crianças. “Esclarecer sobre a importância do pré-natal e os cuidados que a gestante deve ter é nosso papel. Os CRAS do município também tem prestado um excelente serviço como ponto de auxílio para essas futuras mamães, isso nos enche de orgulho e mostram o comprometimento da atual gestão com o bem estar dos acopiarenses”.


Durante a semana as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s da sede e distritos, realizaram a escolha do seu Bebê Modelo que concorreram pelos critérios de vacinação em dia, consulta de puericultura, amamentação exclusiva até os quatro meses e o cartão da mãe (gestante) com avaliação completa. Em desfile finalizando o concurso a vencedora do Bebê Modelo 2014 de Acopiara foi Jhennifer Carvalho da Vila Aroeira.


A coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Guedes, falou da importância da atenção à primeira infância. “Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças com impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”.


Por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, 13 gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, foram contempladas com kits natalidade compostos de banheira, frauda, roupinha, material de higiene, entre outros. “Ficamos muito felizes em contribuir com o bem-estar da nossa comunidade proporcionando assistência para todas as mães”, comentou a secretária Marlucy Holanda. Ainda de acordo com Marlucy, é uma alegria ver o município crescendo em ritmo acelerado também no social.


A articuladora do Selo UNICEF no município, professora Luiza Aurélia, informou que Acopiara tem promovido encontros com a finalidade de garantir o bem estar das gestantes e de seus bebês. “A nossa preocupação é constante e são realizadas frequentemente uma série de reuniões que trabalham diversos temas relacionados à gestação, parto, pós-parto e os cuidados com o recém-nascido”, destaca a articuladora.


Estavam presentes o assessor Especial, Dr. Theognis Florentino, o coordenador de Saúde Bucal, Dr. Peixoto, mães, gestantes e crianças atendidas em todos o município. 


Vale salientar que o evento contou com a participação cultural do grupo teatral da Escola José Adonias, através da parceria do Programa Mais Cultura na Escola e AABB Comunidade.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: