quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Equipe do Tribunal Regional Eleitoral atenderá denúncias no dia da eleição

Como forma de auxiliar a fiscalização de crimes eleitorais no dia da eleição, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) definiu que a equipe responsável por receber denúncias de propaganda eleitoral irregular pelo telefone 148 estará de plantão para atender denúncias de crimes eleitorais. Na coordenadoria do juizado auxiliar da propaganda, também ficarão oficiais para repassar as informações às polícias.

"O que houver de propaganda (no dia da votação) é tido como boca de urna, então é crime", explica o chefe do cartório da 112ª zona eleitoral, Eduardo Pontes, da coordenação da propaganda. O TRE não reforçou a equipe de fiscalização, composta por 56 servidores. "Não houve nenhum acréscimo de fiscais, porque a propaganda irregular diminuiu. No primeiro turno, tinha deputado estadual, deputado federal, senador e agora não tem mais", aponta.

Questionado sobre o despejo de santinhos em locais de votação, Eduardo admite que não há como impedir a ação. "A gente orienta os delegados de prédios, que são funcionários dos locais de votação, para que varram, limpem na medida do possível, mas não é função deles, é uma benesse que estão fazendo", alega.

Nenhum comentário: