quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Dilma Rousseff mantém liderança, diz Datafolha

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), manteve a liderança na disputa ao Palácio do Planalto, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem.

Em votos totais, Dilma passou de 46% para 47%. Aécio Neves (PSDB)manteve os 43%. Brancos e nulos subiram de 5% para 6%; indecisos, caíram de 6% para 4%. Assim como no levantamento anterior, a petista aparece com 52% dos votos válidos no segundo turno, enquanto Aécio tem 48%. O empate técnico ocorre no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

O Datafolha ainda apontou um maior otimismo dos eleitores em relação à economia. Em abril, 64% achavam que a inflação iria aumentar. No fim de setembro, eram 50%. Agora, são 31%. O instituto ouviu 4.355 eleitores anteontem, em 256 municípios. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01160/2014.

Agressividade inadequada

A pesquisa Datafolha realizada anteontem mostra ainda que 71% dos eleitores consideram inadequado o grau de agressividade da disputa presidencial neste segundo turno.

Os que avaliam o tom como apropriado somam 27%. Para 36% dos entrevistados, Aécio é o candidato mais agressivo. Já 24% entendem que Dilma faz esse papel. O levantamento também mediu a expectativa em relação aos rumos da economia.

Na comparação com uma pesquisa realizada nos dias 25 e 26 de setembro, houve melhora no otimismo quanto ao futuro dos indicadores.

O total dos que acreditam que a inflação vai aumentar caiu de 50% para 31%. Os que apostam que os preços ficarão como estão subiram de 27% para 35%. E os que dizem acreditar numa diminuição do índice passaram de 12% para 21%.

Também houve redução no grupo dos que acreditam em aumento do desemprego: de 36% para 26%. Os que têm expectativa de diminuição do índice passaram de 23% para 31%. Quando a pergunta trata da situação econômica em geral, o total dos que apostam numa melhora aumentaram de 32% para 44%, enquanto os que acreditam em piora caíram de 25% para 15%.

Na comparação com a pesquisa realizada na véspera, Dilma conseguiu reduzir a vantagem de Aécio na liderança da disputa no Sul. A petista cresceu cinco pontos na região (de 33% para 38%) e o tucano oscilou positivamente um, e tem 52%.

Na região Norte, a candidata do PT ampliou a sua liderança, mesmo tendo oscilado negativamente um ponto. Ela aparece com 54%, contra 35% do candidato do PSDB, que caiu quatro pontos na região. Por outro lado, no Centro-Oeste, Aécio ampliou a liderança, ao crescer quatro pontos na região, chegar aos 52% e ver Dilma oscilar negativamente dois pontos.

Nenhum comentário: