quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deputado acopiarense, Dr.Sarto deverá disputar um assento na Mesa Diretora da Assembleia

O número mínimo de deputados para aprovar matérias é 24, mas havia apenas 14 no plenário FOTO: José Leomar

O atual líder do Governo José Sarto (PROS), que irá assumir o sexto mandato no dia 1º de fevereiro de 2015, afirmou pretender participar da Mesa Diretora da próxima legislatura, embora não tenha revelado a qual cargo pretenda concorrer. Atualmente, a presidência da Casa é exercida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PROS) que, antes de assumir o cargo, já fazia parte da Mesa.

“Já estou no meu sexto mandato e é natural que a gente possa colaborar na gestão da Casa, mas a minha vontade será submetida à avaliação partidária, do grupo político que eu sou ligado, e num momento oportuno. Os partidos vão sentar e vão ver onde é que podem contribuir para o Governo”, afirmou Sarto.

Conforme o regimento da Casa, a formatação da Mesa deve, tanto quanto possível, obedecer o critério da proporcionalidade de representação dos partidos na Casa. Na próxima legislatura, 22 partidos irão compor a Assembleia Legislativa, entre os quais 12 são do PROS. “A bancada que tem maior número de deputados opta pelos cargos mais importantes, quais sejam a presidência, a primeira secretaria, primeira vice, e aí vai obedecendo-se, tanto quanto possível, a esse critério de proporcionalidade”, apontou.

A respeito da reivindicação de parlamentares mulheres da Casa sobre a representação feminina na Mesa Diretora, ele afirma achar extremamente procedente. “Mas nós temos que adaptar a presença feminina com a representação partidária. Como o regimento fala em partidos, ele trata igualmente homens e mulheres, certamente é uma reivindicação que deverá ser levada em consideração por qualquer presidente”, afirmou.

Embora as especulações já fervilhem nos bastidores da Casa, Zezinho afirma que o assunto só será tratado após a chegada dos novos parlamentares e desconversou se pretende se recandidatar ao cargo. “Vamos conversar com os deputados, ainda vamos fazer um seminário aqui na Casa, que sempre é feito, depois é que vamos começar a conversar. Em um primeiro momento, vamos mostrar aos deputados eleitos, que nunca foram deputados, o que é a diretoria geral da Casa, o que é o legislativo, para que eles possam chegar já com força total. Essa é a nossa primeira preocupação”.

Nenhum comentário: