quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Camilo demonstra mais chances de vitória em primeiro turno, diz especialista Fabner Utida


Em artigo, o especialista em campanhas eleitorais e estudioso do comportamento do eleitorado cearense Fabner Utida avalia a última pesquisa O POVO/Datafolha. 

Confira:

Avaliando a performance das duas candidaturas em todas as pesquisas realizadas pelo O POVO/Datafolha, acerca da disputa para o Governo do Estado do Ceará, podemos perceber claramente que o candidato da situação, Camilo Santana, demonstra mais chances de vitória em primeiro turno.

Na primeira rodada de pesquisas, realizadas entre os dias 11 e 13 de agosto, o candidato Eunício Oliveira tinha a impressionante vantagem de 28 pontos e uma rejeição de apenas 16 pontos, enquanto o candidato Camilo Santana apresentava uma forte rejeição de 30 pontos.

Na rodada seguinte, duas semanas depois, a distância entre eles havia recuado 18 pontos, apresentando uma distância de 10 pontos, com queda de 6 pontos de Eunício e crescimento de 12 pontos de Camilo. Uma outra grande novidade desta rodada foi a incrível queda da rejeição de Camilo para 20 pontos.

Quando observamos então, a rodada dos dias 18 e 19 de setembro, percebemos a estabilização temporária de Eunício e um novo crescimento de Camilo. A distância agora era de 7 pontos.

A surpresa desta última rodada dos dias 29 e 30 de setembro, ficou por conta da constatação do viés de piora do quadro de Eunício e consolidação do quadro positivo de Camilo, observando-se é claro, o fato de que se configurou pela primeira vez um empate técnico das duas principais candidaturas.

Além da queda de dois pontos de Eunício, frente ao crescimento de 3 pontos de Camilo, a rejeição de Camilo apresenta estabilização com levíssimo viés de queda, enquanto a rejeição de Eunício demonstra consolidar um viés de alta.

Avaliando a curva e os fatores estruturais e conjunturais das duas candidaturas, percebe-se que a campanha de Camilo Santana chega nesta reta final com mais vigor de crescimento.

Camilo tem um número muito superior de prefeitos aliados (incluindo o prefeito de Fortaleza), conta com uma campanha com pelo menos seis frentes operacionais simultâneas(Candidato, Mulheres, Programa de Governo, Cultura, Izolda, Ciro Gomes/Lideranças, Cid Gomes/Colégios Estratégicos), um governador bem avaliado, uma campanha profissionalmente conduzida, um marketing científico, dentre outros.

Todos estes fatores somados nos levam a considerar que, mantidas as mesmas condições de temperatura e pressão, Camilo deve chegar em primeiro lugar no dia 5 de outubro.

Acredito que a grande incógnita desta eleição para governador do Ceará deve ficar mesmo para a questão se veremos ou não uma nova disputa em segundo turno.

Blog do Eliomar de Lima
Jornal O POVO

Nenhum comentário: