sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Acopiara realiza uma vasta programação em homenagem ao idoso acopiarense


A Prefeitura de Acopiara, por meio de todos os equipamentos que fazem parte da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, estão realizando atividades em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas - ONU e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. 

Em Acopiara não podia ser diferente, a STDS que é sensível à causa vem realizando durante todo esse mês atividades voltadas para o idoso, aonde equipamentos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e Centro de Referência da Assistência Social - CRAS vêm intensificando as suas atividades com palestras, atividades físicas e manuais, no caso das oficinas, missa em Ação de Graças, eventos festivos e encontros promovidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da STDS. No mês de novembro, quando serão encerradas as comemorações do dia do idoso, acontecerá um evento final.

A secretária Marlucy Holanda lembra que em Acopiara os idosos recebem aconchego, respeito e carinho. “A gente ver que em algumas famílias e na sociedade os idosos são muitas vezes esquecidos e esse é uma dos motivos que fazem com que a Prefeitura ofereça motivação e qualidade de vida para os nossos ‘jovens’ da terceira idade”.

Fique sabendo

Idoso é uma pessoa considerada de terceira idade. A Organização Mundial da Saúde – OMS classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em subdesenvolvimento.

As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõem a perigo a sua qualidade de vida. Podendo levar à síndrome da fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicas onde poderá desenvolver doenças. O estudo a respeito do processo de envelhecimento é chamado de gerontologia, e o estudo das doenças que afetam as pessoas idosas é chamado de geriatria.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: