segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inicia treinamento de mesários

Image-0-Artigo-1691066-1O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou, no último sábado, o treinamento dos mesários que vão trabalhar nas seções eleitorais distribuídas na cidade de Fortaleza nestas eleições, no dia 5 de outubro. Durante toda a manhã, o fluxo de mesários da 112ª Zona Eleitoral, a primeira a realizar as orientações, foi intenso no Colégio Farias Brito. Eram esperados para este fim de semana cerca de 1.400 mesários.

Segundo a juíza responsável pela zona Regina Câmara, o treinamento é para que as eleições ocorram com a maior tranquilidade possível e para tirar dúvidas que possam surgir aos convocados e voluntários. "Eles estão fazendo um serviço de muitas responsabilidade e a Justiça Eleitoral conta com a boa vontade e o bom senso, porque vão presidir sessões que podem ocorrer imprevistos".

A magistrada destaca os treinamentos para as urnas que vão receber voto em trânsito e o voto com áudio. "A pessoa tem que estar cadastrada, a máquina fica na mesa do presidente e ele digita para ver se realmente está e autoriza a votação do eleitor". O voto em trânsito da 112ª zona será na Assembleia Legislativa.

De acordo com o chefe de cartório da 112ª Zona Eleitoral, Eduardo Pontes, a capacitação consiste em passar informações teóricas sobre o dia do pleito e prática com uma simulação na urna. "Há uma simulação do que eles podem encontrar no dia das eleições, como problemas que podem acontecer com a urna e eleitores". As explicações são referentes a todo o fluxo de votação, desde a montagem da sessão à ordem das pessoas que votam, como deve ser registrado o voto, a digitação no micro terminal dos mesários, como proceder em caso de impugnação da identidade do eleitor, os problemas que podem ser encontrados com as urnas, entre outros.

Nenhum comentário: