terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pesquisa Vox Populi aponta Dilma Rousseff com 36%; Marina Silva, 27%; e Aécio Neves, 15%

s

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Rede Record, divulgada na noite de ontem.

Marina Silva, do PSB, está na segunda colocação com 27%. Já o tucano Aécio Neves aparece com 15% das intenções de voto. Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (Psol) têm 1% cada. Votos em branco e nulos somam 8% e os indecisos chegam a 12%. Apesar da vantagem de Dilma no primeiro turno, o levantamento mostra que Marina está um ponto percentual acima da petista na simulação de segundo turno. Marina aparece com 42% e Dilma com 41%.

O resultado significa empate técnico entre as duas candidatas. Votos em brancos e nulos são 11% e os indecisos, 6%.

O levantamento fez também uma simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio.

Neste cenário, a petista aparece com 47% contra 36% do tucano. Nesse cenário, votos em branco e nulos chegam a 12%. Já os indecisos somam 5%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 147 municípios do País, entre 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00632/2014.

Avaliação da presidente

O levantamento avaliou ainda a situação de aprovação da presidente Dilma. Para 38% dos entrevistados, o desempenho da presidente é "ótimo ou bom".

Já 39% consideram a presidente "regular". E outros 23% avaliaram a forma de governar de Dilma como "ruim ou péssima". Os eleitores que não souberam ou não responderam são 1% do total.

Vantagem no Nordeste

Dilma tem a maior vantagem em relação aos seus adversários na região Nordeste. De acordo com a pesquisa Vox Populi/Rede Record, Dilma tem na região 56% das intenções de voto.

A candidata do PSB, Marina Silva, aparece com 22% e Aécio Neves (PSDB) tem 6%. O total de indecisos no Nordeste chega a 8% e os eleitores que disseram que vão votar em branco ou anular o voto são 6%.

Dilma também leva vantagem em relação aos adversários no Centro-Oeste, no Norte e no Sul. No entanto, a vantagem da petista para Marina, que é a segunda colocada, é menor nessas regiões. No Centro-Oeste/Norte, Dilma aparece com 35% das intenções de voto, contra 33% de Marina e 16% de Aécio. Os brancos e nulos são 4% na região, e os indecisos somam 10%.

No Sul, a presidente Dilma tem 27% das intenções, em situação de empate técnico com Marina que registra 25% da preferência do eleitorado. Já o tucano tem 18% das intenções na região. Votos brancos e nulos somam 9% e os eleitores indecisos chegam a 18%. O cenário mais favorável a Marina aparece na região Sudeste, onde ela tem 28% das intenções, contra 26% de Dilma e 20% de Aécio.

Nenhum comentário: