terça-feira, 19 de agosto de 2014

Estudantes são motivados à leitura e à escrita em Acopiara

Image-0-Artigo-1681127-1

Acopiara - Projeto realizado pela Secretaria de Educação deste município, incentiva leitura e escrita entre estudantes do Ensino Fundamental. Este é o segundo ano consecutivo em que o programa é realizado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de produção textual e da leitura, melhorando a formação dos alunos. Os dados colhidos até o momento são positivos e incentivadores.

O projeto "Nas Ondas da Leitura" é uma iniciativa da Secretaria de Educação e segue uma proposta pedagógica inovadora no âmbito local, em que mobiliza escola e família com foco na valorização dos talentos locais, desenvolvimento da criatividade, fortalecimento da leitura, da escrita, elevação da autoestima e resgate da identidade.

Iniciado em 2013, o projeto faz a distribuição de kits para alunos, professores e escolas, compostos por livros, mochila, bolsa, agenda, guia de orientação dos docentes, de produção de cordel e títulos paradidáticos para integrar os acervos das bibliotecas das unidades de ensino. Há material próprio para leitura e para a produção textual.

O projeto é realizado em 40 escolas da área urbana e da zona rural, com a participação de 150 professores e de dois mil alunos do 3º ano ao 6º ano do Ensino Fundamental. "Em 2015, deve ser ampliado para outras séries", disse a coordenadora, Carinni Castro. "No ano passado, começamos com alunos do 3º e 4º ano, mas mediante o êxito ampliamos as ações".

Nos dois anos, 22 títulos diferentes de livros paradidáticos formam acervo básico das bibliotecas e chegaram às mãos dos alunos. "Os estudantes levam os livros para casa e parentes e vizinhos têm acesso, ampliando o círculo de leitura", frisou a coordenadora do projeto. "O nosso objetivo maior é incentivar o gosto pela leitura". O material é de qualidade, produzido pela Editora Imeph. Os professores são capacitados para a realização do projeto e segundo relatório de avaliação mensal, docentes e alunos estão satisfeitos com os resultados. "Os estudantes trabalham dois dias por semana nas atividades de leitura e de escrita de cordel, conto, fábula, poesias", frisou Carinni Castro.

"Aqui é uma terra cheia de amor e intensidade no desenvolver da educação", observou a representante da editora, que faz parceria com o projeto municipal, Amelhinha Albuquerque. "Estou emocionada com a alegria e receptividade das crianças". Para ela, a iniciativa semeia saber e cultura.

A secretária da Educação, professora Luiza Aurélia, reafirmou que a gestão prioriza o setor educacional. "São mais de três mil crianças no município atendidas neste programa que contribui para a formação cidadã, enche as bibliotecas das escolas de livros que permitem sonhar e realizar um futuro melhor", frisou.

O prefeito Dr. Vilmar Félix lembrou o compromisso com pais e filhos. "O nosso esforço é para termos o melhor também na Educação. Trabalhamos com dedicação, perseverança, respeito aos projetos públicos". O gestor frisou que o melhor bem que os pais podem deixar para os filhos é a Educação e o saber. "A nossa expectativa é que no futuro melhore o nível de educacional e assim teremos uma sociedade também melhor no futuro".

Os professores estão empolgados com o projeto. "Observamos o desenvolvimento dos alunos, que melhoraram o nível de leitura e escrita", frisou a professora, Ana Paula Brito. "O material didático facilita a escrita e leitura, além de incentivar a produção textual de poesias, no cordel".

Os pais também se mostram satisfeitos com o desenvolvimento dos filhos. A dona de casa, Lúcia Alves, contou que a filha, Amanda, passou a se dedicar aos estudos. "Ela mostrava dificuldade em escrever, mas com o projeto, ela vem tomando gosto". O comerciário, Pedro Oliveira, disse que os dois filhos também demonstraram maior interesse pelas aulas e atividades escolares. "Eles agora têm maior vontade em ir para a escola e em casa fazem as tarefas com afinco".

Honório Barbosa
Repórter

Nenhum comentário: