segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Deputados esperam renovação de até 40% na Assemblia Legislativa

Pelo menos 18 novos deputados podem ser eleitos, pela primeira vez, para a Assembleia Legislativa no pleito do dia 5 de outubro próximo. A perspectiva é feita pelos próprios parlamentares da atual Legislatura que disseram ao Diário do Nordeste que a renovação da Casa deve ser de até 40%, como já vem ocorrendo em eleições passadas.

Dos 46 deputados que compõem o Legislativo Estadual atualmente, sete deles não vão tentar eleição, o que já dá uma margem de renovação grande. Hermínio Resende (PROS), Vanderley Pedrosa (PTB), Idemar Citó (DEM), Neto Nunes (PMDB), Augustinho Moreira (PV), Nelson Martins (PT) e Rogério Aguiar (PSD) não vão mais disputar a reeleição. As motivações vão desde a falta de dinheiro e outros compromissos que eles dizem achar mais importantes até situações de infidelidade partidária e problemas com a Justiça Eleitoral.

Camilo Santana (PT) e Eliane Novais (PSB) estão concorrendo à vaga deixada com a saída de Cid Gomes do Governo do Estado, enquanto Mauro Filho (PROS) disputa a única cadeira do Senado Federal reservada ao Ceará neste pleito. Completam a lista dos que não vão tentar reeleição Ronaldo Martins (PRB) e Paulo Facó (PTdoB), que disputam vaga na Câmara Federal.

Ao todo 12 vagas estão abertas para novos parlamentares na Assembleia Legislativa e, de acordo com os deputados entrevistados pelo Diário do Nordeste, outras seis ou oito devem ser preenchidas por novas caras no Parlamento cearense. O deputado José Sarto (PROS), que sempre é procurado por seus pares para fazer avaliações e perspectivas das candidaturas, disse que haverá uma renovação substancial na Casa, até porque cerca de 25% dos quadros atuais da Assembleia não tentarão reeleição.
 
Desempenho

A taxa de renovação deve ficar entre 35% e 40%, segundo Sarto, podendo ser eleitos 18 novos deputados estaduais. De acordo com o líder do Governo na Casa, isso vai depender principalmente dos candidatos ao Governo do Estado, porque é natural que a candidatura majoritária puxe a proporcional, seja nas candidaturas para federal ou estadual. "Vai depender do desempenho dos candidatos majoritários, pois é aí que teremos uma ideia de como será a composição da Assembleia no próximo mandato", disse.

Os deputados que passaram o primeiro mês de campanha visitando seus colégios eleitorais no Interior do Estado perceberam que alguns nomes já despontam como favoritos a serem eleitos, como o vereador Capitão Wagner (PR), que postula uma das vagas; o ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB); a esposa do deputado federal Genecias Noronha (SD), Aderlânia Noronha (SD); Evandro Leitão (PDT); Robério Monteiro (PROS), ex-prefeito de Itarema; Odilon Aguiar (PROS), ex-prefeito de Tauá; e a ex-prefeita de Graça, Augusta Brito (PCdoB), além de um candidato do PSOL.

Os partidos pequenos que fizeram coligação também devem eleger seus candidatos, com menor número de votos. Os blocos PP, PMN e PTdoB; PSDC, PPS, PTN; e PEN, PRTB e PPL devem fazer de dois a três candidatos cada, conforme informaram os parlamentares entrevistados pela reportagem. Daqueles que deverão se reeleger, os nomes de José Sarto, José Albuquerque (PROS) e Lucilvio Girão (SD) despontam como aqueles que devem ser eleitos com uma margem grande de votos, ficando entre os primeiros.

José Sarto avalia ainda que uma espécie de "fenômeno" imprevisível deve surgir nessas eleições, opinando ser um artista, radialista ou figura folclórica, como ocorreu com o candidato Francisco Everadro da Silva, o Tiririca, na eleição para deputado federal em 2010 em São Paulo, ou até mesmo com Delegado Cavalcante, no Estado do Ceará, em 2002, e com o vereador Aondeé, em Fortaleza, nas eleições municipais de 2012.

Roberto Mesquita (PV) afirmou que Capitão Wagner e José Albuquerque são os que têm maior densidade eleitoral pelo que ele vem observando nas conversas com colegas sobre o processo eleitoral vigente. Ivo Gomes (PROS) é outro, opina, que aparece como um dos favoritos, por ter sido secretário de Educação e integrante do Governo Cid Gomes, sem contar o parentesco com o governador. "A gente ouve falar que o presidente da Casa e o deputado Ivo Gomes serão as prováveis estrelas. Mas nós teremos surpresas para além do que estão comentando sobre o Capitão Wagner", disse.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: