quarta-feira, 23 de julho de 2014

Analistas dizem que foto de avião que caiu na Ucrânia indica uso de míssil

Analistas militares informaram nesta quarta (23) que o tamanho, propagação, forma e número de impactos de estilhaços visíveis em fotografia da AP em parte dos destroços apontam que o avião da Malysia foi atingido por um sistema de mísseis como o SA-11 Buk (Foto: Dmitry Lovetsky/AP)

Analistas militares independentes disseram nesta quarta-feira (23) que o tamanho, disposição, forma e número de estilhaços visíveis em um pedaço da fuselagem do avião da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia indicam o uso de um sistema de mísseis como o SA-11, também conhecido como SA-11, apontado por analistas dos Estados Unidos como a arma utilizada para derrubar a aeronave.

A queda do avião, no dia 17, matou todos os 298 a bordo enquanto a aeronave sobrevoava uma região dominada por rebeldes pró-Rússia na Ucrânia.

Konrad Muzyka, analista do Centro de Análises sobre Defesa IHS Jane, disse que o número de buracos visto nos pedaços da aeronave siginigica que apenas uma arma com poder de fragmentação como o SA-11 poderia ter sido usado. “O Buk tem uma ogiva de 70 kg que explode e manda estilhaços para fora”, explicou. 

O fato de os buracos serem voltados para dentro confirma que a explosão aconteceu do lado de fora do avião Justin Bronk, um analista militar do Royal United Services Institute, disse que “o tamanho dos buracos é bastante amplo, de acordo com o que você esperaria de um míssil grande como o SA-11.”

Nenhum comentário: