quinta-feira, 24 de abril de 2014

Saúde incorpora ao SUS exames de imagem para detecção de câncer

Pref. Rio de Janeiro (RJ)
Foram publicadas ontem (23) no Diário Oficial da União (DOU) três portarias, do Ministério de Saúde, que incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) exames de imagem para a detecção de câncer.

Os textos incorporam o exame Tomografia por Emissão de Pósitrons - Tomografia Computadorizada (PET-CT), uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo, na rede pública de saúde em casos de câncer. A realização do exame é feita para determinar a taxa de crescimento do tumor, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro.

Segundo o texto do DOU, passarão a realizar o procedimento pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas, metástase de câncer colorretal, além de linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin. Neste último caso, também haverá avaliação da resposta do tratamento.

PET-CT

O exame PET-CT gera cerca de 1,5 mil imagens simultâneas de todo o corpo do paciente para reconstruir em três dimensões um retrato fiel do organismo, capaz de identificar as menores alterações que possam indicar a existência de um tumor. Ele é também o mais indicado para acompanhar o desenvolvimento e a resposta aos medicamentos dos tumores.

Para isso utiliza uma injeção de radiofármaco – glicose marcada por material radioativo –, que após sua distribuição pelo corpo, gera informações metabólicas das células.

As portarias entraram em vigor ontem.

Nenhum comentário: