domingo, 29 de setembro de 2013

TSE decide nesta semana se aprova criação da Rede, partido de Marina


A ex-senadora Marina Silva após se reunir com ministro Marco Aurélio Mello no TSE (Foto: Mariana Oliveira / G1) 
A ex-senadora Marina Silva após se reunir com
ministro Marco Aurélio Mello no TSE na última
semana (Foto: Mariana Oliveira / G1)
 
O Tribunal Superior Eleitoral vai decidir nesta semana se aprova ou não o registro do partido Rede Sustentabilidade, criado pela ex-senadora Marina Silva para participar das eleições do ano que vem. Se aprovar, será a 33ª legenda do país.

Para participar das eleições, o registro do partido deve ser aprovado até um ano antes do pleito, ou seja, 5 de outubro, próximo sábado. A aprovação deve ser feita no plenário do TSE, que só tem mais três sessões até o prazo final - terça (1º), quarta (2) e quinta (3) - normalmente o tribunal não se reúne às quartas, mas fará sessão extra nesta semana.

A data exata do julgamento do registro depende da relatora, a corregedora do TSE, ministra Laurita Vaz, que aguarda recontagem das assinaturas de apoio por parte da Secretaria Judiciária do TSE.

A lei determina que, para ser criado, um partido deve ter o apoio de 0,5% do total de votos válidos para deputados federais na última eleição. Segundo o TSE, esse número é de 492 mil. Essas assinaturas precisam estar validadas pelos cartórios eleitorais.

Nenhum comentário: