terça-feira, 16 de abril de 2013

Mudança na renovação da Carteira de Habilitação reduz tempo na fila do Detran-CE

O Detran-CE passou a adotar novo procedimento para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH e para os casos em que o usuário tem de substituir a Permissão Para Dirigir – PPD (a primeira habilitação) para a CNH definitiva, após cumprir o período de 12 meses exigido pela legislação. O Órgão tem enviado carta ao usuário avisando sobre o prazo de renovação do seu documento.

Já foram postadas 21.000 correspondências, das quais 15.000 para portadores de PPD e 6.000 para quem estava com sua CNH prestes a vencer. Nesta semana, serão encaminhadas mais 68.000 cartas aos que estarão com o documento a se vencer nos próximos três meses.

No caso da substituição da habilitação provisória pela definitiva, não será mais preciso o usuário se dirigir ao Detran-CE. O Órgão envia a correspondência à residência do interessado, informando sobre o vencimento da PPD, junto com um boleto para quitação da taxa de R$ 45,60, na rede bancária credenciada (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco e Agências Lotéricas). Mas só poderá fazer isso quem cometeu uma infração leve e/ou uma média. Mas quem cometeu infração grave ou gravíssima terá de repetir todo o processo.

Após o prazo de oito dias do pagamento, a CNH definitiva é entregue pelos Correios, lacrada em envelope de segurança, na residência do cidadão. Por isso, todos devem manter atualizado seu endereço residencial no cadastro do Detran.

Com essa medida, cerca de 10.500 pessoas deixarão de circular por mês nas unidades de atendimento do Detran, na capital e Interior, porque receberão o serviço em casa. Além disso, oferece, ainda, atendimento de melhor qualidade nos outros serviços ofertados, em função da diminuição do número de pessoas nos postos.
Na correspondência aos usuários que têm de renovar a sua CNH, além de lembrar da data do vencimento, o Detran-CE encaminha anexado o boleto da taxa de renovação no valor de R$ 115,54, para ser quitado também na mesma rede bancária credenciada.

Com isso, o usuário, que, nesse caso, tem de comparecer obrigatoriamente ao Detran, reduz pela metade o tempo de atendimento. Um dos entraves no momento da renovação da CNH é justamente o pagamento bancário, porque o usuário tem de espera que o banco faça a comunicação eletrônica da quitação da taxa. Isso estava gerando também aborrecimento, pois havia casos de esperar mais de 30 minutos.

Segundo o Superintendente do Detran-CE, Igor Ponte, essas são medidas simples de racionamento de processos, que representam comodidade para os que não terão que largar o trabalho ou outros afazeres e se deslocar ao Detran; e no caso dos que têm de obter o serviço presencial, o pagamento antecipado da taxa vai proporcionar maior rapidez e melhor qualidade no atendimento.

Nenhum comentário: