sábado, 17 de março de 2012

Apenas três municípios do Sertão Central pagam piso nacional aos professores

Choró, Quixeramobim e Solonópole. Apenas estes três municípios da região Centro do Ceará estão na lista da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) dos 27 de todo o Estado que pagam o Piso Nacional do Magistério estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), de R$ 1.451,00. O caderno Regional do Diário do Nordeste deu destaque a situação dos professores na edição deste sábado, 17. Veja a reportagem clicando aqui 27 municípios pagam piso do magistério.

Ontem, 16, em protesto pelo atendimento do piso nacional dos professores, ontem (16/03/12), a Fetamce articulou uma grande mobilização em Fortaleza, com debate sobre o tema no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe). De acordo com a Federação, os 141 municípios que integram a rede de fiadas à Fetamce enviaram comitivas. O posicionamento era um só: cumprimento da Lei e valorização da categoria.

No período da tarde os manifestantes participaram de uma caminhada nas ruas do centro de Fortaleza, com concentração na Praça da Bandeira, a partir das 15 horas e passeata até a Praça do Ferreira. As manifestações fazem parte da paralização nacional unificada, m defesa do reajuste de 22% do Piso do Magistério e da destinação de 1/3 da carga horária para planejamento, adoção de Planos de Cargos e Carreiras e designação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o Plano Nacional de Educação (PNE).

Alternativa existe. Os municípios sem condição de cumprir os valores estabelecidos por lei poderão contar com fundos econômicos da União, explicou a presidenta da Fetamce, professora Eredina Soares. Mas para adquirirem os recursos extras é preciso transparência na apresentação do dinheiro repassado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além de servidores terceirizados muitas prefeituras ainda desviam parte do dinheiro da educação para outras finalidades administrativas, acrescentou.

Nenhum comentário: